É normal sentir uma queda de cabelo mais acentuada nas mudanças de estação, principalmente no Outono e na Primavera. Esta queda de cabelo sazonal tem uma explicação!

Como vimos no artigo anterior, cada cabelo passa por um ciclo de vida de três fases bem definidas (anagénese, catagénese e telogénese) durante as quais o cabelo cresce, persiste, regride e depois cai. Assim, é normal perdermos entre 50 a 100 fios de cabelo por dia. No entanto, nas mudanças de estação esta queda acentua-se. Porquê?

Outono

Nos meses mais quentes, o calor e a exposição solar provocam uma aceleração da fase de crescimento. Após o Verão, dá-se uma redução quase flagrante do número de horas de exposição solar que interfere diretamente sobre o crescimento do cabelo e que se traduz numa queda mais acentuada no Outono.

A diminuição de exposição ao sol e a diminuição da temperatura afetam o ciclo circadiano. Este, influencia a regulação de certas hormonas que interferem com o ciclo capilar que, por sua vez, causam alterações sobre o crescimento do cabelo.

Primavera

A Primavera é o segundo maior período de queda sazonal e pensa-se que tem uma explicação semelhante. À medida que os dias ficam mais longos, produz-se um conjunto de alterações hormonais relacionadas com a alteração e exposição à luz solar que pode influenciar a qualidade do cabelo.

Geralmente, estas quedas sazonais são temporárias, transitórias e com a duração de algumas semanas em que a queda de cabelo pode atingir os 300 cabelos por dia. No entanto, estas fases devem ser passageiras. Caso contrário, o conselho de um profissional de saúde poderá ser recomendado.

Esta queda de cabelo reacional é chamada de “eflúvio telogénico agudo”, a forma mais frequente de queda de cabelo difusa. Isto é, a proporção de cabelo em fase de crescimento reduz drasticamente enquanto a proporção em fase telógena (de queda) aumenta de menos de 10% para 30%.

Em conclusão, o eflúvio é auto-limitado, os cabelos que caem serão substituídos não havendo perda definitiva. É uma ocorrência normal que pode acontecer a qualquer momento, em qualquer idade ou estado de saúde, sem grande necessidade de cuidados extra. Contudo, em pessoas que habitualmente já têm menos densidade capilar ou um cabelo mais frágil, é possível recorrer a alguns produtos para tentar minimizar o impacto desta queda abrupta.

Sugestões

Existem certos gestos diários que podemos adotar como forma de prevenção:

  • Prestar mais atenção aos cuidados capilares utilizando fórmulas suaves e que respeitem o cabelo e o couro cabeludo.
  • Evitar penteados que causem tração: tranças ou cabelos presos e optar por penteados soltos.
  • Ter atenção redobrada à dieta: as vitaminas e minerais têm um papel essencial no ciclo capilar normal. Devem chegar em quantidade suficiente até o couro cabeludo para nutrir bem e encorajar corretamente o crescimento do cabelo.

Nas mudanças de estação, para prevenir a queda sazonal de cabelo, os complementos alimentares à base de vitaminas B, aminoácidos, zinco, ferro e de selénio podem constituir uma boa opção terapêutica adicional tal como, o uso de cosméticos (champôs, ampolas..). Para obtenção de melhores resultados, estes cuidados extra devem ser iniciados três meses antes do período em que se espera a queda.

Phytopolleíne Phyto
O pré-champô Phytopolleíne purifica e reequilibra o couro cabeludo (excesso de sebo, caspa, sensação de desconforto) enquanto potencia a microcirculação, essencial para um crescimento de cabelo ótimo. É o cuidado ideal para energizar e fortificar o cabelo sensível, fraco e anémico.
Folstim Physio Champô

Champô fortificante de uso frequente, que limpa respeitando a fisiologia do cabelo e couro cabeludo. Na sua composição engloba cafeína, tricoenergizer e keratin pro-complex, um sistema de ativos que atuam ao nível do couro cabeludo, contribuindo para estimular o folículo piloso, favorecendo o crescimento, reforçando a queratina e devolvendo vitalidade e hidratação ao cabelo.

Lazartigue Stronger Serum
Rico em extrato de trevo vermelho, o sérum Stronger combate a queda do cabelo e ajuda a fortalecer o cabelo a partir da raiz. Este sérum deve ser aplicado todos os dias na raiz, sem necessidade de enxaguar.
Phytophanere Cápsulas

Formulado com zinco, vitaminas B2, B5, B6, B8 (biotina), C, E e óleo de borragem (rico em ómega 6, essencial para a renovação celular), devolve força, vitalidade e crescimento aos cabelos desvitalizados e às unhas fragilizadas. É um suplemento adequado para complementar qualquer tratamento antiqueda.