A vitamina C (também conhecida por ácido ascórbico) é um poderoso antioxidante que ajuda a iluminar, suavizar e refrescar a aparência de uma pele sem brilho.

Variações de temperatura, uma alimentação pouco equilibrada e o stress do dia-a-dia são fatores que afetam a nossa pele. Sentir a pele seca, desidratada ou com aparência opaca, leva-nos a procurar formas de melhorar o nosso estado geral da pele.

Para entendermos o porquê de a vitamina C ser importante em qualquer rotina de cuidados de pele e quais os seus benefícios, primeiro é necessário entender o papel dos radicais livres.

O QUE SÃO RADICAIS LIVRES E COMO ATUA A VITAMINA C?

Radicais livres são moléculas instáveis desencadeadas por vários fatores ambientais: exposição solar, poluição e tabaco. Quando os radicais livres são expostos na pele por períodos prolongados, eles podem quebrar o colagénio resultando em sinais de envelhecimento: rugas, linhas finas, secura ou pigmentação. 

Para proteger a pele e formar uma barreira contra os radicais livres usamos protetor solar todos os dias (certo?), mas também devemos usar antioxidantes tópicos para garantir uma linha de defesa extra, e é aí que entra a vitamina C!

A vitamina C neutraliza os radicais livres, reduz os danos celulares induzidos por estes e está comprovado que estimula a síntese de colagénio reduzindo os sinais de envelhecimento precoces. 

Como fator bónus, ainda melhora a luminosidade da pele deixando-a com um aspeto luminoso e saudável.

Contudo, nem todas as formulações de vitamina C são desenvolvidas da mesma forma. O ideal é optar sempre por fórmulas com uma boa base científica por trás, isto é, procure por concentrações estabilizadas de vitamina C para evitar irritações na pele e certifique-se que a fórmula está embalada num frasco escuro para evitar a exposição à luz, uma vez que pode alterar a sua eficácia.

Preparada para incluir vitamina C na rotina diária da pele e usufruir dos seus benefícios? Vamos a alguns exemplos!

Vichy Liftactiv Fresh Shot Antioxidante & Antifadiga 10ml

Séruns concentrados em vitamina C não estão só disponíveis em marcas de luxo. Este sérum, formulado com 15% de vitamina C pura tem também vitamina E, polifenóis e ácido hialurónico fragmentado para iluminar e dar firmeza à pele. 

Após 10 dias de utilização, a pele fica visivelmente mais suave, iluminada, uniforme e firme. A melhor parte? Está disponível por cerca de 25€. 

De acordo com a marca, esta embalagem permite fazer uma cura durante 10 dias, mas na verdade a quantidade da embalagem permite o seu uso por mais tempo. Uma sugestão: poderá aplicar também na zona do pescoço (deve testar primeiro visto ser uma pele mais fina e sensível).

Como usar? 

Aplicar 4-5 gotas na pele limpa e seca com a ponta dos dedos uma vez por dia, de preferência de manhã. Evitar o contorno de olhos e prosseguir com o protetor solar antes da exposição solar. Para quem não está habituado a usar vitamina C em concentrações elevadas pode sentir um ligeiro formigueiro. Se surgir qualquer outro sintoma: ardor ou vermelhidão intensa deve parar de usar imediatamente.

La Roche-Posay Pure Vitamin C10 Sérum 

É formulado com 10% de vitamina C pura, ácido salicílico e neurosensine. É um concentrado dermatológico antirrugas intensivo necessário para uma rotina anti envelhecimento nos dias de hoje.

Este concentrado ajuda a prevenir e corrigir os sinais de envelhecimento enquanto confere o aspeto “glow” devido à vitamina C. O ácido salicílico tem uma ação esfoliante, logo facilita a eliminação das células mortas enquanto o neurosensine tem uma ação calmante e anti-inflamatória.

Tem uma textura aveludada e não colante, perfeito para usar no dia-a-dia como base de maquilhagem. Como sempre, usar sempre em associação com um protetor solar!

Sesderma C-VIT Lipossomal Serum

A Sesderma é uma marca espanhola que aposta na nanoencapsulação. A nanotecnologia permite encapsular a vitamina C de modo a obter uma fórmula mais estável e com capacidade de penetrar em profundidade e com maior eficácia.

Uma vez que a vitamina C é um princípio ativo que oxida com facilidade, várias marcas não aconselham o seu uso no Verão. Contudo, devido às estratégias de estabilização da vitamina C a marca garante que o C-VIT pode ser usado durante os meses de calor. Por um lado, a nanotecnologia protege a vitamina C da oxidação causada pelo ar ou pela água e, por outro, tem também na formulação o Antiox Booster System, um complexo formado por 3 antioxidantes – Quercertina, Pterostilbeno e Ginkgo biloba que reforçam todo o poder antioxidante da fórmula – neutralizando todos os danos celulares induzidos pelos radicais livres.

Tudo isto num frasco conta-gotas de vidro colorido para proteger da radiação.

C- Recover Filorga

Para fazer frente às necessidades de vitamina C a Filorga surge com o C-Recover: 3 frascos impermeáveis e resistentes à luz com 8% de vitamina C pura em pó. Aqui, o antioxidante fica preservado de forma intacta até ao momento da sua utilização.

Como usar? Muito fácil!

Primeiro, basta carregar na tampa branca que se encontra no topo de cada frasco para libertar o pó de vitamina C. De seguida, agitar muito bem e substituir a tampa pela pipeta conta-gotas. E está pronto a usar! 

Cada frasco, depois de aberto, deve ser guardado no frigorífico e dura 7 dias. Assim, para quem sente a pele cansada, baça ou queira simplesmente dar um boost de luminosidade à pele encontra aqui um produto para um tratamento intensivo de 21 dias.

Durante os períodos de exposição solar intensa, a marca recomenda aplicar este produto apenas à noite, antes do creme de noite. Durante o resto do ano, aplicar todos os dias de manhã antes do protetor solar.