Quem tem rosácea conhece bem os sinais associados: vermelhidão, calor, pequenos vasos sanguíneos (telangiectasias) e, em casos mais acentuados, pequenas espinhas na zona das bochechas e nariz.

São vários os fatores que podem desencadear a rosácea. Bebidas quentes, bebidas alcoólicas, alguns alimentos e temperos, a exposição solar, variações de temperatura extremas, exercício físico, banhos muito quentes, certos medicamentos e cosméticos são alguns exemplos. Claro que o ideal seria evitar o contacto com estes fatores de modo a prevenir o agravamento da doença, mas nem sempre isso é praticável.

Uma vez que não há cura, o tratamento é sempre direcionado no sentido de evitar os fatores desencadeantes e no controlo dos sintomas.

Manter uma rotina de cuidados de pele com produtos apropriados é parte fundamental para o controlo dos sintomas e prevenção das crises.

Para tal, ficam de seguida algumas sugestões de produtos adequados ao cuidado da pele com rosácea.

1. Limpeza

Pode parecer algo supérfluo ter de usar produtos específicos para a limpeza da pele. Afinal, não é só para limpar/desmaquilhar? Não.

Muitos produtos de limpeza podem ter na sua composição agentes agressivos para uma pele com rosácea, levando ao agravamento do problema. Muito provavelmente, são produtos que sempre usou e que agora a sua pele não tolera.

Nesta fase é importante optar por soluções de limpeza com propriedades calmantes. Ficam então algumas sugestões:

SENSIBIO AR H2O ÁGUA MICELAR BIODERMA

Esta água micelar limpa suavemente e desmaquilha o rosto e olhos, enquanto acalma e previne a vermelhidão.

O que torna esta água especialmente indicada para a rosácea é a sua patente Rosactiv. Esta, atua diretamente a nível vascular e a nível inflamatório sobre os principais fatores responsáveis pela vasodilatação, inibindo a vermelhidão.

Basta embeber um disco de algodão e exercer pequenos toques sem friccionar.

ROSALIAC GELEIA MICELAR LA ROCHE-POSAY

É uma geleia macia adequada para rosto e olhos que limpa e desmaquilha suavemente. A sua eficácia sobre a vermelhidão resulta da vitamina CG que fortalece a parede dos vasos fragilizados.

Como já é conhecido na marca, todos os seus produtos são formulados com água termal pelas suas propriedades calmantes e antioxidantes.

Este gel pode ser aplicado com um disco de algodão ou com a ponta dos dedos.

ÁGUA MICELAR ULTRA – PELE REATIVA LA ROCHE-POSAY

A água micelar ultra para peles reativas tem uma fórmula minimalista com glicerina e água termal para limpar e remover a maquilhagem.

Mantém a pele hidratada e sem sensação de repuxamento ou vermelhidão.

2. Hidratação

Após a limpeza da pele, é fundamental aplicar um cuidado de rosto de forma a manter a pele hidratada e cuidada.

Neste caso, a gama Sensibio AR da Bioderma e a gama Rosaliac de La Roche Posay são gamas adequadas ao cuidado da pele com rosácea.

SENSIBIO AR CREME BIODERMA

Para além de ingredientes hidratantes, este creme contém na sua composição a patente Rosactiv (que é transversal a toda a gama Sensibio AR) para atuar sobre as causas da vermelhidão.

Contém também enoxolona, laminária, alantoína e óleo de cânola. São ingredientes que acalmam a pele, aliviam a sensação de desconforto e de aquecimento.

A sua aplicação deve ser feita de manhã e à noite após a limpeza da pele.

SENSIBIO BB AR CREME BIODERMA

É exatamente igual ao Sensibio AR, mas acrescenta proteção solar (SPF30) e pigmentos para uniformizar a tez. Estes pigmentos, de tom muito natural, servem para mascarar a vermelhidão e pequenas imperfeições. Não têm qualquer poder de cobertura como uma base, mas uniformizam deixando a pele mais lisa e luminosa.

No fundo, atua sobre as causas da rosácea enquanto disfarça a vermelhidão e protege a pele da radiação UV.

Neste caso, a sua aplicação é só pela manhã após a limpeza da pele.

ROSALIAC UV LIGHT E/OU UV RICO LA ROCHE-POSAY

A gama rosaliac protege a pele da vermelhidão de 3 formas:

  • vitamina CG, que fortalece as paredes fragilizadas dos vasos sanguíneos;
  • vitamina B3, protege a pele dos fatores externos responsáveis pela irritação e,
  • proteção solar (SPF15) que protege a pele dos raios UV e da sua ação vasodilatadora.

Ainda assim, a La Roche-Posay diferencia esta gama em duas texturas: o Rosaliac Ligeiro com uma textura mais leve e fresca e, o Rosaliac Rico com uma textura mais cremosa e nutritiva para peles secas a muito secas.

Rosaliac UV Ligeiro

Rosaliac UV Rico

ROSALIAC CC

O Rosaliac CC atua sobre as causas da vermelhidão através do extrato de ambophenol. Este, rico em polifenóis diminui o tamanho dos vasos sanguíneos e fortalece as suas paredes. Por outro lado, a proteção solar (SPF30) protege a pele dos raios UV e da sua ação vasodilatadora.

O que distingue o Rosaliac CC dos Rosaliac anteriores é o facto de para além de hidratar e proteger a pele das agressões solares, cobre a vermelhidão e corrige as imperfeições na pele.

Tem um tom universal que permite a adaptação a um tom de pele clara a média.

Desliza facilmente na pele pois tem uma textura fluida.

Todos estes cuidados da gama Rosaliac são cuidados hidratantes para aplicar todos os dias de manhã, evitando o contorno de olhos. Por último, existe ainda o Rosaliac AR Intenso, para complementar os cuidados anteriores

Saber mais

ROSALIAC AR INTENSO

Com uma fórmula minimalista, sem álcool, sem perfume, numa embalagem ultra hermética e com 3 válvulas para impedir qualquer possibilidade de contaminação do produto, o Rosaliac Intenso concentra 3 ingredientes para reduzir a vermelhidão na origem.

Com ambophenol, neurosensine e água termal, fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, acalma e descongestiona.

Este concentrado é ideal para aplicar antes dos cuidados hidratantes anteriores, de manhã e à noite, após a limpeza de pele.

Para finalizar, este artigo não estaria completo se não referisse o uso do protetor solar e a importância da sua reaplicação ao longo do dia visto que, o sol e as temperaturas elevadas são potenciais fatores de exacerbação da rosácea.

Saber mais